Por Lízia Costa
A Santa Sé divulgou, na tarde desta terça-feira (18), um novo boletim médico sobre o estado de saúde do Papa Francisco. O comunicado informa que o Santo Padre foi submetido a uma tomografia computadorizada no tórax, que revelou uma pneumonia bilateral, exigindo uma terapia farmacológica adicional.
O Papa Francisco está internado desde a última sexta-feira (14) na Fundação Policlínica “Agostino Gemelli”, em Roma, após apresentar um quadro de bronquite asmática associada à bronquiectasia (dilatação dos brônquios). Segundo o boletim, “os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo”.
A pneumonia bilateral é uma inflamação simultânea dos dois pulmões, causada por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Esse quadro pode demandar um tratamento mais intensivo, especialmente em pacientes idosos ou com condições respiratórias preexistentes.
Na nota, o Vaticano explicou ainda que a infecção polimicrobiana, surgida em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, exigiu o uso de antibioticoterapia associada à cortisona, tornando o tratamento mais complexo. A equipe médica do Vaticano, em conjunto com os profissionais do hospital, segue monitorando a evolução do quadro de saúde do Papa.
Apesar da condição delicada, a nota informa que o Papa Francisco mantém o bom humor. Na manhã desta terça-feira, ele recebeu a Eucaristia e, ao longo do dia, alternou períodos de repouso com momentos de oração e leitura. O Santo Padre expressou gratidão pela proximidade e orações recebidas, pedindo que continuem a rezar por ele.
A única informação divulgada nesta manhã sobre sua agenda foi o cancelamento dos compromissos do sábado, 22 de fevereiro. Já para a Missa do Jubileu dos Diáconos, prevista para domingo, 23 de fevereiro, às 9h, na Basílica de São Pedro, o Papa delegou a presidência da celebração a Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
O Vaticano ainda não informou uma previsão para a alta do Santo Padre. Enquanto isso, fiéis ao redor do mundo seguem em oração por sua recuperação.