O Papa Francisco passou a noite bem e continua em repouso, segundo atualização divulgada nesta terça-feira (4) pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Pontífice segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde está sob cuidados médicos devido a complicações respiratórias.
Na noite de ontem, o boletim médico informou que Francisco enfrentou “dois episódios de dificuldade respiratória grave, causados por um grande acúmulo de muco nos brônquios, o que levou a um estreitamento das vias respiratórias”. Em ambas as ocasiões, foi necessário realizar um procedimento para remover o muco e facilitar a respiração. Segundo os médicos, essa reação ocorreu porque os brônquios tentaram expulsar a secreção para eliminar bactérias, decorrentes de um quadro de pneumonia.
Apesar da complexidade do quadro clínico, os exames de sangue não indicaram sinais de uma nova infecção, e a ventilação mecânica não invasiva foi retomada. A prognose do Pontífice segue reservada, mas ele permaneceu consciente durante todo o tempo.
Devido ao seu estado de saúde, o Papa Francisco não presidirá a Missa de Quarta-feira de Cinzas, celebração que marca o início da Quaresma e a preparação para a Semana Santa. Para substituí-lo, nomeou um cardeal que conduzirá a cerimônia.
O Pontífice está internado há mais de 15 dias no Hospital Gemelli, sem previsão de alta.