Rádio Mundo Melhor 93,FM  - 97,7FM
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

No Result
View All Result
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

No Result
View All Result
Rádio Mundo Melhor 93,FM  - 97,7FM
No Result
View All Result
Home Igreja

Papa Leão XIV alerta diplomatas sobre avanço da “diplomacia da força” e defende o diálogo internacional

Pontífice recebeu representantes de 184 países no Vaticano e fez uma ampla análise da conjuntura global, com críticas à guerra, ao enfraquecimento do multilateralismo e à violação de direitos humanos.

by Lízia Costa
janeiro 9, 2026
in Igreja
Papa envia condolências por tragédia em Lisboa que deixou 16 mortos; brasileiro está entre os feridos

FOTO: Yandex

CompartilharCompartilhar

Nesta sexta-feira (9), o Papa Leão XIV recebeu o Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, em uma das audiências mais importantes do início do ano no Vaticano. O encontro, realizado na Sala das Bênçãos, reuniu cerca de 420 diplomatas, representantes de 184 países entre eles o Brasil,  e organizações internacionais.

Em seu primeiro discurso ao Corpo Diplomático desde o início do pontificado, Leão XIV fez uma leitura crítica do atual cenário internacional e alertou para o que chamou de substituição da diplomacia do diálogo pela “diplomacia da força”. Segundo o Papa, o mundo vive um momento marcado pelo retorno da lógica bélica. “A guerra voltou a estar na moda e um fervor bélico está se alastrando. Foi quebrado o princípio, estabelecido após a Segunda Guerra Mundial, que proibia os países de recorrerem à força para violar fronteiras alheias”, afirmou.

O Pontífice recordou eventos recentes da vida da Igreja, como o Jubileu recém-concluído e a morte do Papa Francisco, além de agradecer às autoridades da Turquia e do Líbano pela acolhida durante sua viagem apostólica. Ao refletir sobre o tempo atual, Leão XIV recorreu à obra A Cidade de Deus, de Santo Agostinho, destacando perigos como o nacionalismo excessivo, a distorção da história e o enfraquecimento dos valores que sustentam o bem comum.

Um dos pontos centrais do discurso foi a fragilidade do multilateralismo, com críticas à perda de força das instâncias internacionais de diálogo. O Papa ressaltou o papel da Organização das Nações Unidas, criada há 80 anos, como instrumento fundamental para a promoção da paz e a defesa dos direitos humanos. Ele também reafirmou a condenação da Santa Sé a qualquer forma de envolvimento de civis em conflitos armados.

Leão XIV manifestou preocupação com o uso da linguagem como instrumento de agressão, seja na política ou nas redes sociais, e alertou para ideologias que, sob o pretexto de inclusão, acabam gerando novas exclusões. Falou ainda da liberdade religiosa, condenou o antissemitismo e denunciou a crescente perseguição aos cristãos, que hoje atinge mais de 380 milhões de fiéis em diferentes regiões do mundo.

No campo geopolítico, o Papa pediu um cessar-fogo imediato na Ucrânia, defendeu a solução de dois Estados para o conflito na Terra Santa e expressou preocupação com crises em países como Haiti, Mianmar, Sudão e na região africana dos Grandes Lagos. Sobre a Venezuela, reforçou o apelo ao respeito à vontade popular e à defesa dos direitos humanos.

Ao final, Leão XIV alertou para os riscos do aumento dos arsenais nucleares e para os desafios éticos impostos pela inteligência artificial, defendendo uma governança responsável dessas tecnologias. O discurso foi encerrado com uma mensagem de esperança, inspirada em São Francisco de Assis: a paz, segundo o Papa, continua possível, desde que seja construída com humildade, verdade e coragem para o perdão.

Recomendado

Educação abre inscrições para processos seletivos de formação de cadastro de reserva de temporários

Secretaria de Educação faz chamada de classificados para a Designação 2026, em Valadares

janeiro 23, 2026
Democrata-GV surpreende, é guerreiro e vence o Cruzeiro no Mineirão

Democrata-GV surpreende, é guerreiro e vence o Cruzeiro no Mineirão

janeiro 23, 2026
Mutirão de Saúde em Valadares oferece atendimento, no sábado (15)

Vacina Meningocócica ACWY é liberada para adolescentes em Valadares

janeiro 22, 2026
Oscar 2026: O Agente Secreto iguala Cidade de Deus em indicações

Oscar 2026: O Agente Secreto iguala Cidade de Deus em indicações

janeiro 22, 2026
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
Whatasapp 93,5FM: 33 984313812
Whatasapp 97,7FM: (33) 9 9989-1977

© 2024 Foxmidia - Site desenvolvivo por Foxmidia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções

© 2024 Foxmidia - Site desenvolvivo por Foxmidia.