O Papa Leão XIV recebeu na manhã desta segunda-feira (19), no Vaticano, representantes de outras Igrejas, comunidades eclesiais e religiões que participaram da missa inaugural de seu pontificado. Durante o encontro, o Papa afirmou que “o tempo presente é de diálogo e de construção de pontes”.
Leão XIV destacou a importância da fraternidade universal, tema central do pontificado de seu antecessor, o Papa Francisco. Segundo ele, é preciso valorizar o testemunho de Francisco, que promoveu o ecumenismo e o diálogo inter-religioso com gestos humanos e relações pessoais.
O novo Papa também lembrou que sua eleição acontece no 1700º aniversário do Concílio de Niceia, que elaborou o Credo comum às Igrejas cristãs. Ele afirmou que considera prioridade o restabelecimento da plena comunhão entre todos os que professam a fé em Deus.
Leão XIV garantiu que continuará o caminho sinodal iniciado por Francisco e ressaltou que a sinodalidade está ligada ao ecumenismo. Segundo ele, o diálogo precisa envolver todos, em um espírito de fraternidade humana.
O Papa ainda agradeceu ao Dicastério para o Diálogo Inter-religioso e dirigiu saudações especiais a judeus e muçulmanos, defendendo a continuidade do diálogo teológico e da convivência baseada no respeito mútuo.
Por fim, afirmou que as religiões têm papel essencial na promoção da paz. “Se estivermos unidos e livres de ideologias, poderemos dizer ‘não’ à guerra e ‘sim’ à paz, ‘não’ à economia que empobrece e ‘sim’ ao desenvolvimento integral”, concluiu.





