Na tarde desta quarta-feira (2), o prefeito de Governador Valadares (MG), Coronel Sandro, assinou a proposição de lei que visa à criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, além da implantação da Guarda Municipal. A assinatura ocorreu em uma reunião de trabalho que contou com a presença do vice-prefeito, José Bonifácio Mourão, e secretários municipais de diversas pastas, como Governo, Desenvolvimento, Obras, Assistência Social, Cultura, Meio Ambiente, Procuradoria Geral e Relações Institucionais.
O projeto de lei foi encaminhado para a Câmara Municipal, onde passará por tramitação e votação. Caso seja aprovado pelos vereadores, a proposta será sancionada pelo prefeito, dando início à implementação de uma das áreas prioritárias de sua administração: a segurança pública.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o prefeito Coronel Sandro destacou que a criação da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal reflete a preocupação da gestão com a segurança da população de Valadares. Ele afirmou que a nova estrutura tem o objetivo de melhorar significativamente a segurança na cidade, além de representar um compromisso da administração municipal com a comunidade.
A proposta busca fortalecer as ações de segurança pública, estabelecendo um modelo mais eficiente e integrado no combate à criminalidade. A Guarda Municipal atuará ao lado das forças policiais estaduais, ajudando a garantir maior presença de agentes nas ruas e, assim, aumentar a sensação de segurança na cidade.
Com a possível aprovação do projeto, a expectativa é de que Governador Valadares conte com um sistema de segurança mais eficaz, atendendo de maneira mais abrangente às necessidades da população.