A partir das 10h desta sexta-feira (21), os contribuintes poderão consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2025. O crédito bancário será realizado até o dia 28 de fevereiro, com um total de R$ 314.379.905,82 distribuídos entre 105.919 restituições.
Do total, R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, doenças graves ou que tenham o magistério como principal fonte de renda. Além disso, 60.333 contribuintes que utilizaram a Declaração pré-preenchida ou escolheram o PIX terão suas restituições processadas de forma prioritária.
Os interessados em saber se foram contemplados devem acessar a página da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser simplificada ou detalhada por meio do extrato de processamento, disponível no e-CAC.
Caso identifiquem pendências, os contribuintes poderão retificar a declaração e corrigir informações erradas. A Receita também disponibiliza um aplicativo para consulta por dispositivos móveis.
Se houver erro nos dados bancários, a restituição não será creditada. Para corrigir as informações, o contribuinte pode utilizar o serviço de reagendamento oferecido pelo Banco do Brasil, disponível por até um ano após a tentativa de crédito.
Em caso de não resgatar a restituição no prazo de um ano, é possível solicitar o valor pelo Portal e-CAC.