A condição clínica do Papa Francisco está ligeiramente melhorando, segundo o boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (20), pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. O Santo Padre continua estável, sem febre (apirético), e seus parâmetros hemodinâmicos, que são indicadores de função cardiovascular, permanecem normais. Na manhã de hoje, o Papa recebeu a Eucaristia e seguiu com suas atividades de trabalho.
O boletim da manhã informa que a noite transcorreu tranquilamente e que o Papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona, sem maiores complicações. A equipe médica segue monitorando sua recuperação.
Na noite anterior, a atualização do Vaticano já apontava uma leve melhora nas condições de saúde do Papa Francisco. O boletim médico havia destacado a estabilidade clínica do Pontífice, com uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios dos exames de sangue.
O Papa Francisco permanece internado na Fundação Policlínica “Agostino Gemelli” em Roma desde a última sexta-feira (14), após apresentar um quadro de bronquite asmática associada à bronquiectasia (dilatação dos brônquios). O quadro se complicou com o diagnóstico de pneumonia bilateral, conforme indicado pela equipe médica após a realização de uma tomografia computadorizada na terça-feira (18). Apesar da melhora gradual, o Vaticano ainda não prevê alta hospitalar.
Devido ao estado de saúde do Papa, a sua agenda para este final de semana foi cancelada. Fiéis ao redor do mundo demonstram apoio ao Pontífice por meio de orações pela sua recuperação, enquanto continuam acompanhando as atualizações sobre seu estado clínico.