A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta sexta-feira (4), uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que continua sua recuperação na Casa Santa Marta, no Vaticano. De acordo com o comunicado, o Pontífice apresenta avanços significativos em sua convalescença, com melhorias nos aspectos respiratório, motor e vocal.
Exames de sangue realizados recentemente indicaram uma leve melhoria nos indicadores de infecção. O tratamento farmacológico, motor e respiratório segue em andamento, com ajustes na administração de oxigênio. Durante o dia, a oxigenação é administrada normalmente, enquanto à noite, o Papa recebe tratamento com oxigênio de alto fluxo, quando necessário.
Apesar da recuperação, o Papa continua cumprindo suas funções. Ele acompanhou, nesta sexta-feira, a pregação da Quaresma do frei Pasolini na Sala Paulo VI e participou da missa de recordação dos 20 anos de falecimento de São João Paulo II, presidida pelo Cardeal Parolin. Não foram registradas visitas especiais e o humor do Pontífice segue bom.
Uma mudança importante está prevista para o próximo domingo, 6 de abril, no tradicional Angelus. O evento, que normalmente acontece aos domingos, poderá ocorrer de forma diferente em comparação aos anteriores, devido ao estado de saúde do Papa. Uma nova atualização será divulgada no sábado, 5 de abril, pela Sala de Imprensa.
Em relação aos ritos da Semana Santa, ainda é cedo para determinar como serão conduzidos, dado o quadro de recuperação do Pontífice. O próximo briefing sobre o estado de saúde do Papa está agendado para terça-feira, 8 de abril.