Nesta quarta-feira, 5, completam-se 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que liberou 55 milhões de metros cúbicos de rejeitos pelo Rio Doce, atingindo 38 municípios e deixando destruição ambiental e social. Governador Valadares (MG), dependente do rio para abastecimento, viu sua rotina desestabilizar.

É nesse cenário que João Marcos Mendonça transforma experiências pessoais e comunitárias em Doce Amargo, História em Quadrinhos lançada pela Editora Nemo. A obra acompanha o primeiro ano após o desastre, retratando medo, desespero, solidariedade e os pequenos gestos do cotidiano que ganham nova dimensão diante da tragédia. Com traço sensível e cores de Marianne Gusmão, Doce Amargo é ao mesmo tempo memória e denúncia.
O lançamento em Valadares será neste sábado, 8 de novembro, às 16h, no Teatro Atiaia (Rua Marechal Floriano, 513, Centro).

Sobre o autor:
João Marcos Mendonça, nascido em Ipatinga, é mestre em Artes Visuais, professor da UNIVALE e autor de mais de 15 livros em quadrinhos. Recebeu prêmios como a Cátedra 10 UNESCO de Leitura e o Troféu HQ Mix, além de atuar como pesquisador do uso de HQs na educação.





