A Prefeitura de Governador Valadares entregou na última sexta-feira (14) uma carta de intenções ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A carta visa a implantação do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro na cidade. O objetivo, segundo o Município, é proporcionar uma infraestrutura de qualidade e condições adequadas para a formação de novos talentos e a capacitação contínua de profissionais que atuam na área.
A Prefeitura disse que pretende utilizar a estrutura da Estação Olímpica e da Praça de Esportes para sediar as unidades do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. Os locais, que atualmente já tem escolinhas destinadas a pessoas com deficiência, passariam a contar com mais modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
“É importante ressaltar que a criação deste centro será um marco no desenvolvimento de uma rede de apoio, não apenas aos atletas, mas também às suas famílias, treinadores e comunidade, fomentando o engajamento e o interesse pelo esporte paraolímpico, desde a base até o alto rendimento”, afirmou o diretor de Esportes, Anselmo Nascimento Nunes.
Atualmente no Brasil há 60 Centros de Referência Paralímpicos.