Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (27), no Hospital Municipal de Governador Valadares (MG), a Sala Lilás — um espaço seguro e humanizado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual. O local contará com uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer escuta qualificada, atendimento com sigilo e encaminhamentos para proteção e apoio psicossocial.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde busca romper o ciclo da violência, oferecendo desde o registro do boletim de ocorrência até o encaminhamento para medidas protetivas e suporte psicológico. Além disso, o município pretende responsabilizar judicialmente os agressores, com base na Lei nº 13.871/2019, obrigando-os a arcar com os custos do tratamento das vítimas, como terapias e despesas médicas. O Protocolo e Regulamento Interno de Cobrança do SUS deve entrar em vigor oficialmente em agosto, mês de combate à violência contra a mulher — o chamado “Agosto Lilás”.
Reconhecido nacionalmente, o nome “Sala Lilás” simboliza a luta contra a violência doméstica e a busca por um atendimento que preserve a dignidade e o bem-estar das vítimas. A cor lilás, por sua vez, representa o enfrentamento à violência de gênero e a promoção da igualdade.
A Sala Lilás fica no Hospital Municipal – rua Teófilo Otoni, 561, bairro Esplanada, e a expectativa é que o espaço se torne referência no cuidado e na reabilitação dessas vítimas em Governador Valadares.





