Neste sábado (25), a Prefeitura de Governador Valadares (MG), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma mobilização em prol da conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O “Dia D do Outubro Rosa” será realizado das 8h às 12h, em frente ao Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), na rua São João, 344, Centro, e tem como objetivo ampliar o acesso aos atendimentos de saúde da mulher, além de reforçar a importância do autocuidado, da informação e do diagnóstico precoce.
Durante a ação, serão oferecidos exames preventivos (Papanicolau), mamografias para mulheres de 50 a 69 anos, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV/Aids, vacinação com o Vacimóvel, além de orientações, atividades educativas e atendimentos com profissionais das equipes e-Multi e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Para realizar a mamografia, é necessário levar cópias do documento de identidade com foto e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e, se possível, o exame anterior (realizado há mais de um ano). Já para a vacinação, é obrigatório apresentar o cartão de vacinas e o cartão do SUS.
O evento também contará com uma rua de lazer, com brincadeiras e atividades recreativas para as crianças, promovendo um dia de cuidado e diversão para toda a família.
O Dia D do Outubro Rosa integra a campanha anual de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero.





