O Vaticano divulgou, nesta quinta-feira (27), o novo boletim sobre a saúde do Papa Francisco, reafirmando que seu quadro clínico continua apresentando melhoras. O pontífice, internado desde sexta-feira, 14 de fevereiro, devido a uma infecção respiratória, passou por um agravamento do quadro de saúde após ser diagnosticado com pneumonia bilateral. Nos últimos dias, os boletins médicos têm mostrado sinais de leve recuperação.
De acordo com o boletim vespertino divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco alternou durante o dia a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória. Ele também dedicou a manhã à fisioterapia respiratória, intercalando momentos de descanso. À tarde, após mais uma sessão de fisioterapia, o Santo Padre se recolheu à Capela de seu apartamento privado, onde rezou e recebeu a Eucaristia, seguido por algumas atividades de trabalho.
Embora tenha deixado para trás a fase mais crítica de sua condição, o quadro do Papa ainda permanece complexo. O Vaticano informou que serão necessários mais dias de estabilidade para definir o prognóstico. O boletim destacou a necessidade de continuar monitorando a saúde do Papa, mantendo cautela devido à complexidade do quadro clínico.
Nos últimos dois dias, tem sido notável o crescente otimismo em relação à recuperação do Papa. Fiéis, funcionários da Cúria Romana e cardeais residentes em Roma têm se reunido todas as noites na Praça de São Pedro para rezar pela saúde e recuperação do Papa Francisco.
A situação ainda é delicada, mas o Vaticano segue monitorando de perto a recuperação do pontífice, com a esperança de que a estabilização do quadro permita a definição de um prognóstico mais preciso nos próximos dias.