O Esporte Clube Democrata já está em solo capixaba para mais um desafio importante no Campeonato Brasileiro Série D. A delegação da Pantera viajou na manhã desta sexta-feira (8) para Vitória, onde enfrenta o Vitória Futebol Clube neste domingo (10), às 16h, no Estádio Salvador Costa, pela sexta rodada da competição. O confronto marca a abertura do returno da primeira fase.
Líder do Grupo A12 com 10 pontos, o time valadarense chega embalado após fechar o primeiro turno com campanha consistente. Em cinco partidas, a equipe conquistou três vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota. Além disso, a defesa da Pantera vem sendo um dos destaques da Série D, com apenas dois gols sofridos até aqui.
Neste sábado (9), o técnico Cícero Júnior comanda o último treino antes da partida e define a equipe titular. Para o duelo diante dos capixabas, o Democrata terá um desfalque importante: o volante Luiz Henrique, expulso no último confronto entre as equipes, cumpre suspensão automática.
A tendência é que Gabriel Vieira assuma a vaga no meio-campo, mas outras opções também estão em análise. O treinador comentou sobre a disputa pela posição.
“O Gabriel Vieira é um deles, além do Batata e do Josué. Vai ser uma disputa boa para definirmos quem pode nos ajudar mais no domingo”, destacou Cícero Júnior.
Na última rodada, o Democrata venceu o Vitória por 2 a 0 no Mamudão, resultado que consolidou a liderança da Pantera no grupo e aumentou a confiança da equipe na briga pela classificação ao mata-mata.
Pantera mira classificação antecipada
O returno da Série D será decisivo para as pretensões do clube de Governador Valadares. A equipe ainda fará dois jogos no Mamudão, diante de Porto e Rio Branco, além de compromissos fora de casa contra Vitória, Tombense e Real Noroeste.
Caso mantenha o bom aproveitamento como mandante e vença os confrontos restantes em Valadares, o Democrata ficará muito próximo de garantir vaga na próxima fase. Atualmente, a Pantera possui quatro pontos de vantagem sobre o Vitória, primeiro time fora da zona de classificação.
Classificação do Grupo A12
- E C Democrata – 10 pontos
- Porto Sport Club – 9 pontos
- Tombense Futebol Clube – 8 pontos
- Rio Branco Atlético Clube – 8 pontos
- Vitória Futebol Clube – 6 pontos
- Real Noroeste Capixaba Futebol Clube – 1 ponto
Conforme o regulamento da Série D, os quatro primeiros colocados avançam para o mata-mata. As equipes do Grupo A12 cruzam na próxima fase com os classificados do Grupo A11.
Próximos jogos do Democrata GV
Após o confronto diante do Vitória, a Pantera terá sequência importante fora de casa contra o Tombense Futebol Clube, no dia 16 de maio, às 18h, no Estádio Almeidão.
Na sequência, o time volta ao Mamudão para dois jogos consecutivos diante da torcida:
- Democrata GV x Porto — 25 de maio, às 20h30
- Democrata GV x Rio Branco — 31 de maio, às 20h30
O encerramento da fase classificatória será no dia 14 de junho, fora de casa, contra o Real Noroeste Capixaba Futebol Clube, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
Arbitragem para Vitória x Democrata GV
- Árbitro: Roger Goulart (RS)
- Assistente 1: Guthieri Javarini Rodrigues (ES)
- Assistente 2: Felix Figueiredo Ribeiro (ES)
Jogos da 6ª rodada do Grupo A12
- Porto x Real Noroeste — sábado (9), às 16h — Arena Porto
- Rio Branco x Tombense — domingo (10), às 16h — Kleber Andrade
- Vitória x Democrata GV — domingo (10), às 16h — Salvador Costa





