A Prefeitura de Valadares, em parceria com o Governo de Minas Gerais, inaugurou nesta quarta-feira (24), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Ampliado da Macrorregião Leste. A nova unidade centraliza o atendimento de saúde especializada em um único espaço estruturado.
Como vai funcionar o SAE Ampliado em Governador Valadares?
O SAE Ampliado vai funcionar como uma unidade de cuidado compartilhado com a atenção primária, oferecendo equipe multidisciplinar e medicamentos especiais. O centro de saúde atenderá casos complexos de pacientes com HIV/aids, hanseníase, tuberculose e leishmanioses (tegumentar e visceral) encaminhados por 50 municípios da região.
Ampliação dos serviços e cobertura regional
A nova estrutura foi planejada para otimizar o fluxo de atendimento e ampliar a cobertura assistencial de saúde na região. Com a integração, o local passa a ser a referência técnica para uma população estimada em 620 mil habitantes no Leste de Minas Gerais.
Segundo a médica sanitarista Katiuscia Rodrigues, os atendimentos oferecidos já faziam parte da rotina da rede municipal, mas ganharam um novo alcance com a ampliação da estrutura.
“Os serviços ofertados pelo SAE hoje já existiam, mas foram ampliados. Então nós já fazíamos atendimento a pessoas com hanseníase, com tuberculose e com leishmaniose tegumentar e visceral para o município e também hanseníase e tuberculose para a região. Mas a partir de agora também vamos atender leishmaniose tegumentar e visceral para a região.”
Fluxo de atendimento e encaminhamento de pacientes
A médica sanitarista esclarece que o acolhimento para os municípios vizinhos será direcionado apenas aos casos que exigem maior suporte técnico. O acesso ao SAE Ampliado dependerá de critérios específicos da rede pública:
- Não são todos os casos, são os casos mais complexos.
- Em Valadares, permanece o atendimento de casos de risco habitual
- O encaminhamento de pacientes acontecerá por meio da unidade de atenção primária do município para o SAE
- A atenção primária encaminha o pedido compartilhado que será avaliado e agendado para que essa pessoa venha.
Unificação de estruturas e novos benefícios
A secretária municipal de saúde, Raquel Lacerda, destacou o impacto positivo da centralização dos serviços em um único endereço. A medida unificou atendimentos que antes ocorriam de forma descentralizada na cidade.
“Hoje nós ampliamos o serviço, a gente colocou no mesmo espaço com equipe multidisciplinar o CRASE, que atendia as pessoas portadoras de HIV e doenças infectocontagiosas, e o Creden-Pes que também abrigava o serviço de tuberculose. Hoje a gente colocou tudo no mesmo espaço.”
A secretária reforçou os ganhos em eficiência e na qualidade do tratamento ofertado aos usuários:
“Vamos atender a macrorregião. São 620.000 pessoas que serão referenciadas para nós e isso vai otimizar o serviço. Teremos novas medicações especiais que estarão disponíveis, uma equipe multidisciplinar para acolher esse paciente. Então assim, vai melhorar muito a assistência dessa população que precisa de uma atenção mais especial, portadores de doenças crônicas.”
O SAE Ampliado funciona na Rua Teófilo Otoni, 288, no Centro. O atendimento exclusivo para pessoas vivendo com HIV/aids segue mantido no endereço da Rua Osvaldo Cruz, 242, também no Centro da cidade.





