A Filarmônica de Minas Gerais, em sequência à sua turnê estadual, chega à cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, nesta segunda-feira (24), para um concerto didático e gratuito para crianças e jovens de escolas, previamente inscritas, com a regência de seu maestro associado, José Soares.
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Além do concerto, a Orquestra realiza uma oficina de regência e liderança voltada para estudantes de música, regentes em formação, educadores musicais, instrumentistas e todos os interessados na prática coletiva.
As duas atividades acontecem no Teatro Usiminas na segunda-feira (24/08) e são gratuitas e terão interpretação em libras. As inscrições para as escolas podem ser feitas pelo telefone (31) 9 8437-3330. Os concertos didáticos para alunos de escolas previamente inscritas ocorrem entre 14h30 às 15h30. Já a oficina de fundamentos da liderança musical será ministrada pelo maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares, às 19h. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online.
Para o maestro José Soares, “a Orquestra chega a Ipatinga com a alegria de ampliar e promover a música sinfônica. Desde sua criação, há 18 anos, a Filarmônica de Minas Gerais se empenha na democratização da música de concerto, contribuindo, assim, para a formação cultural de crianças e jovens. Ao levar sua produção artística a novos públicos, a iniciativa também fortalece o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre artistas, instituições e comunidades, reafirmando o compromisso da Orquestra com a difusão e valorização da música de concerto”.
A gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas, Tayná Vieira, reforça a importância de a região do Vale do Aço receber a Orquestra Filarmônica para formação de estudantes e de profissionais da música. “Receber a Filarmônica de Minas Gerais em Ipatinga é motivo de grande orgulho para a Usiminas. Acreditamos que o acesso à cultura e à educação musical contribui de forma significativa para a formação de crianças e jovens, além de fortalecer o desenvolvimento artístico da nossa região.”
Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva aos jovens alunos de escolas de Ipatinga grandes clássicos do universo sinfônico. Na primeira parte, mostramos o quanto músicas escritas em outros séculos estão mais perto do que podemos imaginar, e como podem nos transportar para um mundo de fantasias. O programa diversificado reafirma o significado da palavra orquestra: soar junto, promovendo um encontro de experiências vibrantes e acessíveis a todos. A apresentação gratuita é voltada para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio de escolas públicas e particulares, previamente inscritas, e terá interpretação em libras. As inscrições das escolas podem ser feitas pelo telefone (31) 9 8437-3330.
Oficina de Fundamentos da Liderança Musical
Voltada a estudantes de música, regentes em formação, educadores musicais, instrumentistas e todos os interessados na prática coletiva, a oficina busca aproximar o universo da regência de forma acessível, mostrando que liderar um grupo musical exige escuta, clareza, sensibilidade e capacidade de construir um ambiente colaborativo. Mais do que apresentar técnicas, este encontro convida os participantes a refletirem sobre o papel do maestro como mediador artístico e humano, oferecendo ferramentas e perspectivas que podem ser aplicadas tanto na condução de orquestras, corais e bandas quanto em diferentes experiências de liderança dentro e fora da música.
Sobre a orquestra
A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.
A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 20 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.
Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.
Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.





