A Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à aplicação da vacina Pneumo 20 para idosos a partir de 85 anos. O imunizante protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora da pneumonia, além de otites, sinusites e infecções graves.
Todas as salas de vacina da área urbana já receberam as doses, e a distribuição para as unidades da zona rural está em andamento. A orientação é que o público-alvo procure a unidade de saúde mais próxima com documento de identificação e o cartão de vacinação em mãos.
Ampliação da faixa etária e meta de cobertura
A Pneumo 20 foi introduzida inicialmente no Calendário Nacional de Vacinação para bebês e crianças menores de 5 anos. Agora, o Ministério da Saúde liberou o imunizante para a população com 85 anos ou mais, grupo que apresenta maior risco de complicações e hospitalizações por infecções respiratórias.
A coordenadora do Centro de Imunização de Governador Valadares, Márcia Cordeiro, ressalta a importância da adesão e a meta da administração municipal:
“A meta do nosso município é vacinar 100% desses idosos. Sabemos que pessoas mais idosas têm comorbidades associadas, e o risco de complicações e internações aumenta com a idade. É uma vacina muito segura e eficaz. Esperamos que, futuramente, a faixa etária seja reduzida pelo Ministério da Saúde para atender a um público ainda maior.” — Márcia Cordeiro, coordenadora do Centro de Imunização.
Esquema vacinal e critérios de aplicação
Como a Pneumo 20 substitui esquemas anteriores que utilizavam as vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23, a equipe técnica de cada posto analisará o histórico registrado no cartão antes da aplicação.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabeleceu as seguintes regras:
-
Sem vacinação pneumocócica prévia: Aplicação de dose única da Pneumo 20.
-
Apenas 1 dose prévia de Pneumo 13 ou 15: 1 dose da Pneumo 20, respeitando o intervalo mínimo de 2 meses.
-
Apenas 1 dose prévia de Pneumo 23: 1 dose da Pneumo 20, com intervalo mínimo de 1 ano.
-
2 doses de Pneumo 23: Não há indicação para receber a Pneumo 20 nesta estratégia.
-
1 dose de Pneumo 13/15 + 1 dose de Pneumo 23: Não há indicação para receber a Pneumo 20 nesta estratégia.
“É fundamental levar o cartão para a situação ser analisada como um todo. Em alguns casos, o idoso não precisará da dose por já possuir a proteção necessária. O vacinador fará essa conferência na hora e aproveitará para atualizar também doses da gripe e da Covid-19.” — Márcia Cordeiro.
Atendimento a idosos acamados e públicos especiais
Para idosos de 85 anos ou mais que estejam acamados ou com limitações graves de mobilidade, a vacinação pode ser agendada diretamente na Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência para atendimento em domicílio.
Pessoas abaixo de 85 anos que apresentem comorbidades graves ou condições clínicas especiais também podem ter direito ao imunizante pelo SUS. Nestes casos, a aplicação não ocorre no posto de rotina: é necessário obter um relatório médico com encaminhamento e procurar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) ou a sala de vacinas especiais para avaliação dos critérios técnicos.





