Por: Lucas Barbosa/Rádio Itatiaia
Atlético-GO e Athletic se enfrentam nesta segunda-feira (7), pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, a partir das 19h (de Brasília). Trata-se de mais um momento histórico para o Esquadrão, que entrará em campo pela Segunda Divisão pela primeira vez.
De cara, um compromisso complicado para a equipe de São João del-Rei. Isso porque o Dragão é um dos clubes que estava na última Série A e chega à disputa como um dos favoritos ao acesso à elite nacional.
Ascensão meteórica do Athletic
Apesar de ser um clube centenário, fundado em 1909, o Athletic vive sucesso recente no futebol. A equipe retornou ao profissionalismo em 2018, na Segunda Divisão Mineiro – equivalente ao terceiro nível estadual.
De lá para cá, o Esquadrão “pegou” o elevador e conseguiu uma ascensão meteórica, tanto no cenário regional quanto no nacional.
Com organização e profissionalismo, o time chegou à elite do Campeonato Mineiro em 2021, subiu para a Série C em 2023 e subiu para a Série B em 2024.
Atlético-GO busca se recuperar
O começo de ano do Dragão não é bom. O time foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e ficou fora da final do Campeonato Goiano, já que caiu para o Anápolis na semifinal.
Diante desse cenário, o clube optou por demitir Rafael Guanaes. Ex-Criciúma, Cláudio Tencati assumiu com a missão de reorganizar a equipe.
Desde a eliminação no estadual, o treinador teve tempo para trabalhar com os jogadores. A torcida espera evolução na estreia da Série B.
Como chega o Athletic para a estreia
Para o confronto, o técnico Roger Silva não tem desfalques de peso e poderá contar com seus principais jogadores. O time manteve a base que conquistou o acesso na última Série B e agregou reforços importantes desde o fim do Campeonato Mineiro.
As principais contratações alvinegras para a Série B foram o goleiro Adriel, os volantes Andrey e Sandry, e os atacantes Ezequiel e Max.
1ª rodada da Série B
O jogo encerrará a rodada da estreia da Série B. As outras partidas foram espalhadas entre sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6).
Atlético-GO x Athletic
Atlético-GO
Vladimir; Raí Ramos, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Guilherme Romão; Rhaldney, Kauan e Shaylon; William Pottker, Caio Dantas e Marcelinho. Técnico: Cláudio Tencati.
Athletic
Adriel, Wesley Gasolina, Sidimar, Edson Miranda e Yuri; Diego Fumaça, Sandry e David Braga; Welinton Torrão, Lincoln e Gustavão (Alason Carioca). Técnico: Roger Silva.