Por João Pedro Andrada / Itatiaia
O Atlético entra em campo nesta quarta-feira (5), às 19h30, no Mineirão, para enfrentar o Manaus pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto, disputado em jogo único, vale vaga na terceira fase da competição nacional e tem um peso extra para o Galo, que busca resolver a classificação sem surpresas para poder ir ainda mais confiante à final do Campeonato Mineiro.
Após avançar na primeira fase ao vencer o Tocantinópolis-TO por 2 a 0, o Atlético agora tem a vantagem de jogar diante de sua torcida, mas sabe que não pode vacilar. Assim como na fase anterior, em caso de igualdade no tempo normal, a decisão vai para os pênaltis. Por isso, o técnico Cuca quer sua equipe ligada desde o início para evitar qualquer risco de zebra.
Invicto na temporada, o Galo vive um momento sólido defensivamente, com apenas dois gols sofridos em 11 jogos. No ataque, Hulk tem sido o grande nome, com oito gols marcados em 2025, mas não deve estar em campo contra a equipe manauara, já que ainda se recupera de lesão na coxa direita.
Manaus tenta surpreender no Mineirão
Do outro lado, o Manaus chega como azarão, mas motivado para tentar uma grande façanha no Mineirão. A equipe amazonense passou pelo Independência-AC na primeira fase nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e agora busca surpreender o Galo na competição. O técnico da equipe, Júlio César Nunes, sabe da dificuldade do confronto, mas aposta em um time organizado defensivamente e nas jogadas de contra-ataque para surpreender o Galo.
“Estamos confiantes, trabalhando forte. Já viramos a chave, agora é foco total na Copa do Brasil. Quero destacar o esforço da diretoria em nos dar um tempo muito bom de ir à Minas Gerais antecipadamente, podendo fazer dois treinamentos lá, além de ter um bom descanso pra fazer o jogo na quarta-feira”, afirmou.
Atlético queria jogo antes de final do estadual
O Atlético enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no dia 20 de fevereiro, pedindo para que o jogo contra o Manaus-AM fosse disputado nesta quarta (5). A partida, válida pela segunda fase da Copa do Brasil, inicialmente poderia ser jogada tanto no dia 5 quanto no dia 12, segundo informações da entidade máxima do futebol brasileiro. Para o Alvinegro, o dia 5 era o ideal por conta do Campeonato Mineiro. Caso o jogo pela competição nacional acontecesse no dia 12, ficaria entre os dois confrontos da decisão contra o América. A final será jogada nos dias 8 e 15 de março.
Atlético x Manaus
Manaus
Gustavo Silva, Caio Hilário, Jeferson, Erik Henrique e Miliano; Zé Augusto, Bosco e Gabriel Masson; Vitinho, Lelo e Renanzinho. Técnico: Júlio César Nunes.
Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa (Rubens); Rony, Cuello e Deyverson. Técnico: Cuca.
Motivo: jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: quarta-feira, 5 de março, às 19h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Ramon Abbati Abel
Assistentes: Gizeli Casaril e Henrique Neu Ribeiro
VAR: não há árbitro de vídeo nesta fase da competição.