Por: Karen Cristina / Rádio Itatiaia
A goleada por 4 a 0 sobre o América no primeiro jogo da final deixou o Atlético próximo de conquistar o sexto título consecutivo do Campeonato Mineiro. Mas, além da taça, a equipe comandada por Cuca pode alcançar um feito expressivo: terminar a competição com o melhor ataque e a melhor defesa pela quinta vez nos últimos seis anos.
Nesta edição do Mineiro, o time alvinegro tem 17 gols marcados e apenas dois sofridos. O segundo melhor ataque do campeonato pertence ao Athletic, que marcou 15 tentos. O América, também finalista da competição, tem 14 gols marcados e cinco sofridos.
Vale lembrar que o time de São João del-Rei é finalista do Troféu Inconfidência e ainda pode ultrapassar os números do Galo no ataque. O Coelho, finalista do Mineiro, também pode superar a marca alcançada pelo rival.
Nos últimos cinco anos, o Atlético concluiu o campeonato com o melhor ataque e melhor defesa em quatro ocasiões (2020, 2021, 2022 e 2023). A única exceção ocorreu em 2024. Naquele ano, o time foi detentor do melhor poder ofensivo, mas foi mais vazado que América e Tombense.
Em 2020, a equipe marcou 28 gols e sofreu nove. Em 2021, foram 27 gols marcados e oito sofridos. Já em 2022, o time atingiu sua melhor marca recente, com 31 gols marcados e apenas seis sofridos. Em 2023, o foram 21 gols e oito sofridos, enquanto na temporada passada o time marcou 22 tentos e sofreu 11.
Hulk em busca da artilharia
Goleador do Atlético na temporada, o atacante Hulk está em busca da artilharia do Campeonato Mineiro. O jogador do Galo não participou do primeiro jogo da final contra o América por conta de uma lesão na coxa. Entretanto, o camisa 7 pode voltar a atuar no segundo jogo da decisão, que será no sábado (16), às 16h30 (de Brasília). Até aqui, o ídolo alvinegro tem sete gols marcados na competição. O segundo maior artilheiro do torneio é Gabigol, com cinco tentos. O cruzeirense, contudo, não pode mais ultrapassar a marca de Hulk, pois foi eliminado na semifinal. O jogador que está mais próximo do camisa 7 do Galo e ainda está na disputa do campeonato é David Braga, do Athletic, com três gols marcados.
Números do Atlético durante penta do Mineiro
2020 – 28 gols marcados e 9 sofridos
2021 – 27 gols marcados e 8 sofridos
2022 – 31 gols marcados e 6 sofridos
2023 – 21 gols marcados e 8 sofridos
2024 – 22 gols marcados e 11 sofridos (teve o melhor ataque, mas não a melhor defesa).
Semana cheia
Após golear o América no primeiro jogo da final, o técnico Cuca terá a “semana cheia” para trabalhar o time do Atlético. Sem jogos no meio da semana, o elenco ganhou folga nesta segunda-feira (10) e só voltará a trabalhar na terça-feira (11).