Foram quatro jogos como mandante na temporada 2025. Três derrotas e um empate. O Democrata que sempre foi um forte adversário dentro do Estádio José Mammoud Abbas, faz uma das piores campanhas da história do clube dentro de casa no Campeonato Mineiro, porém isso não impede que o time chegue a uma possível final do Troféu Inconfidência.
A sua campanha fora de casa, pode ser um grande aliado, e um motivo pelo qual o torcedor possa acreditar em uma classificação do Democrata na próxima sexta-feira (21), às 19h30, no estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei.
São três vitórias e dois empates em jogos fora de Governador Valadares e uma invencibilidade improvável, visto que entre essas cinco partidas estão os duelos contra Atlético e Cruzeiro, em que o Democrata conquistou quatro pontos e conseguiu, depois de 31 anos (Campeonato Mineiro 1994), terminar o estadual sem perder para os dois grandes da capital, lembrando que, ambos não jogaram com força máxima nos jogos contra a Pantera, o que não muda o mérito, pelos altos investimentos dos dois clubes, que atualmente são SAFs e têm proprietários bilionários.
Inclusive, nos anos de 1994 e 2025, foram as duas únicas edições de Campeonato Mineiro que o time valadarense não foi derrotado em algum jogo para um, para o outro, ou para os dois respectivamente. O Democrata soma 40 participações na elite do futebol mineiro. Liderados pelo técnico Wladimir Araújo, os jogadores agora vão em busca de mais um feito, para seguirem escrevendo o nome na história do Esporte Clube Democrata.