Com informações do Sebrae Minas
O Curso Técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) – projeto social da Escola do Sebrae que oferece formação técnica empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios para estudantes e egressos do Ensino Médio da rede pública – terá uma expansão recorde no segundo semestre de 2025. Segundo o Sebrae Minas, a partir deste mês, o número de escolas com a metodologia do NEJ saltará de 23 para 202, abrindo mais de 5 mil vagas em Minas Gerais e no estado de Roraima. As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas que ofertarão o curso NEJ.
Das 177 novas unidades do NEJ, 170 são escolas da rede estadual de Minas Gerais. As novas turmas serão abertas em 147 municípios, sendo sete cidades nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, como resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, deu mais detalhes.
“Estamos unindo forças com parceiros que acreditam e investem na educação empreendedora como um dos principais mecanismos de transformação social”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Metodologia
Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) já formou cerca de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Atualmente, o projeto tem turmas em andamento em Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sarzedo, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Natalândia, Patos de Minas, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
O Curso Técnico é voltado para egressos ou estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e tem duração de um ano. Por meio de uma metodologia de projetos pioneira e inovadora da Escola do Sebrae, que alia teoria e prática, os estudantes são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras – como autonomia, protagonismo e consciência social – e de gestão. “Nosso objetivo é transformar estudantes em cidadãos empreendedores, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida”, reforça Douglas Cabido, diretor Técnico do Sebrae Minas.
Impactos do NEJ
- 64% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho;
- 58% continuam seus estudos;
- 94% declaram que o curso teve um alto impacto em sua vida pessoal e 88% em sua vida profissional.
Nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
As inscrições estão abertas, são gratuitas, e devem ser feitas diretamente na escola:
Ataléia
EE Professora Alnêda de Matos
Minas Novas
EE Coronel João André
EE Doutor Agostinho da Silva Silveira
Nanuque
EE Antônio Batista da Mota
Novo Cruzeiro
EE Eduardo Milton da Silva
Pedra Azul
EE Cassiano Mendes
Serro
EE Joaquim Salles
Teófilo Otoni
CEP Paulo Viana





