POR Edilene Lopes, Mateus Castanha/Itatiaia
O ministro dos Transportes, Renan Filho, vai participar na tarde desta quinta-feira (6), em Belo Oriente, do evento que marca a passagem à iniciativa privada da BR-381 e a apresentação do plano de ação dos 100 primeiros dias de obras na chamada “Rodovia da Morte”. A cerimônia contará com a presença do governador Romeu Zema (Novo), do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), além de outras autoridades.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Renan Filho detalhou o cronograma para os 100 primeiros dias de intervenções. Segundo ele, o pontapé inicial será dado com a início das obras de duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Caeté, que ficará a cargo do governo federal.
“A primeira parte da duplicação será iniciada neste trecho de Belo Horizonte até Caeté. Já tem licitação, já tem contrato, já demos a ordem de serviço, está na fase final da elaboração do projeto executivo, e, daqui a pouquinho, começa a obra de duplicação”, disse.
Segundo o ministro, este trecho ficou de fora da concessão por envolver a desapropriação de moradores à margem da rodovia. “Nós retiramos esse trecho de Belo Horizonte até Caeté da concessão porque era um risco muito grande à empresa privada ela ter que cuidar de uma obra praticamente urbana e, além disso, de realocações de famílias, desapropriações. A iniciativa privada não tem facilidade para cuidar destas questões que eles não dominam com tanta propriedade. Nós vamos fazer este trabalho”, pontuou Renan filho.
Trecho até Governador Valadares
Em paralelo às obras entre BH e Caeté, financiada pela União, a concessionária que vai assumir a BR-381 também começará a trabalhar nas melhorias no trecho até Governador Valadares. Segundo Renan Filho, o objetivo é passar a oferecer serviços que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não é capaz de oferecer.
“A concessionária, quando assume, tem que lançar um plano de 100 dias, para já fazer os primeiros trabalhos, dialogar com a comunidade, demonstrar o que significará o investimento. Então, nós faremos trabalhos diversos, vamos recuperar a ponte torta, que é uma ponte conhecida no trecho, recomposição de guarda-corpo, recuperação da junta de dilatação. Vamos recuperar todos os equipamentos de segurança da rodovia: defensas, guard-rails, melhorar áreas de saída, de escape. Vamos revitalizar toda sinalização horizontal e vertical, desobstruir e revitalizar elementos de drenagem, que são muito importantes para o escoamento da água. Muitas vezes é a aquaplanagem que gera acidentes. Vamos fazer roçada, capina, remoção do lixo, do entulho, de toda a faixa de domínio”, detalhou o ministro.