Termina nesta sexta-feira (21) o prazo para inscrição na segunda edição do Mutirão Creche para Todos, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). A ação tem como objetivo garantir o acesso à educação infantil para crianças de 0 a 3 anos que buscam vaga em creches e para crianças de 4 a 5 anos que ainda não conseguiram matrícula na pré-escola.
O Mutirão é uma oportunidade para pais e responsáveis de municípios participantes regularizarem a matrícula dos filhos e garantir o direito ao atendimento educacional. Neste ano, 16 municípios estão envolvidos no mutirão, incluindo Governador Valadares, que conta com uma unidade da DPMG.
Para se inscrever, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança com CPF, cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável legal, comprovante de endereço atualizado no município de interesse da vaga (preferencialmente em nome do requerente) ou declaração de residência emitida no posto de saúde ou no CRAS.
O Mutirão Creche para Todos visa acelerar a resolução extrajudicial da falta de vagas, com o foco na universalização do acesso à educação infantil em Minas Gerais. A iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica) e da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).
A inscrição pode ser feita diretamente nas unidades da DPMG, que em Valadares está na rua Rua Marechal Floriano, nº 694, Bairro Centro.