Rádio Mundo Melhor 93,FM  - 97,7FM
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

No Result
View All Result
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

    PROMOÇÃO MÊS DA MULHER

No Result
View All Result
Rádio Mundo Melhor 93,FM  - 97,7FM
No Result
View All Result
Home Brasil

CBF anuncia mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026

Copa do Brasil é remodelada, Brasileirão começa em janeiro e estaduais terão menos datas.

by Pedro Cláudio
outubro 1, 2025
in Brasil, Esporte
CBF anuncia mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026

Samir Xaud, presidente da CBF, anunciou redução de datas para o ano que vem. FOTO: Rafael ribeiro / CBF.

CompartilharCompartilhar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (01), uma série de alterações no calendário do futebol nacional para 2026, ano da Copa do Mundo. Entre as principais mudanças estão a remodelagem da Copa do Brasil, o início antecipado do Campeonato Brasileiro e a redução das datas dos Estaduais. Além disso, o Sul e o Sudeste contarão com um novo torneio regional.

Copa do Brasil reformulada

A Copa do Brasil passará a adotar um modelo semelhante às principais copas nacionais da Europa. O torneio terá 126 clubes em 2026, com quatro fases iniciais em jogo único. Os times da Série A só entrarão na quinta fase, última antes das oitavas de final. Outra novidade é a decisão em jogo único.

  • Início: 18 de fevereiro
  • Final: 6 de dezembro
  • Clubes da Série A entram apenas na 5ª fase
  • Redução de 1 a 3 datas para os clubes da Série A
  • Aumento de 122 para 155 jogos
  • Participação ampliada de 92 para 126 clubes em 2026 e para 128 em 2027
Brasileirão com início antecipado

O Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 28 de janeiro de 2026 e encerramento em 2 de dezembro. O torneio manterá o formato de pontos corridos, com 20 clubes se enfrentando em turno e returno.

Haverá uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo, que será disputada entre o início de junho e a segunda semana de julho, na América do Norte.

  • Quatro times serão rebaixados
  • Seis classificados para a Libertadores (quatro diretamente para a fase de grupos)
  • Seis classificados para a Copa Sul-Americana
Estaduais encurtados

Os campeonatos estaduais terão no máximo 11 datas em 2026, cinco a menos que na temporada anterior. O período de disputa será de 11 de janeiro a 8 de março, com formato e definição de vagas para a Copa do Brasil sob responsabilidade das federações.

Novos torneios regionais

Além da manutenção da Copa do Nordeste e da Copa Verde, a CBF anunciou novidades:

  • Copa Sul-Sudeste: nova competição entre 12 clubes das duas regiões, com exceção do Espírito Santo, que seguirá na Copa Verde. Participarão apenas equipes que não se classificarem para torneios da Conmebol.
  • Copa Verde: será dividida em duas conferências — Copa Norte e Copa Centro-Oeste. A disputa acontece entre 25 de março e 7 de junho.
  • Copa do Nordeste: ampliada de 16 para 20 clubes, também de 25 de março a 7 de junho, mas sem a participação dos times classificados para Libertadores e Sul-Americana.
  • Copa Norte: retorna ao calendário nacional.
Séries C e D

Na Série C, a mudança maior será apenas a partir de 2028, quando o torneio passará a ter 28 clubes. Em 2026, segue o formato atual, mas com alteração no acesso e descenso: apenas dois times serão rebaixados, enquanto seis subirão da Série D. A partir de 2028, seis equipes voltarão a ser rebaixadas.

A Série D será ampliada já em 2026, passando de 64 para 96 clubes, organizados em seis grupos de seis times.

Supercopa mantida

A Supercopa do Brasil, que reúne o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil, permanece no calendário. A edição de 2026 está marcada para 24 de janeiro.

Recomendado

Democrata-GV é rebaixado um dia após completar 94 anos e amarga queda cruel no Mineiro

Democrata-GV é rebaixado um dia após completar 94 anos e amarga queda cruel no Mineiro

fevereiro 15, 2026
Viaduto do Filadélfia passa por avaliação estrutural após interdição total

Moradores protestam pela reforma do Viaduto do Filadélfia em Valadares e Prefeitura informa que contratação está em fase final

fevereiro 14, 2026
Lideranças de Governador Valadares se reúnem para planejar o Futuro da Cidade

Carnaval em Valadares: blocos de rua e lazer em meio à natureza são opções na cidade

fevereiro 13, 2026
Democrata 94 anos: tradição, conquistas históricas e um sábado decisivo no Mamudão

Democrata 94 anos: tradição, conquistas históricas e um sábado decisivo no Mamudão

fevereiro 13, 2026
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções
Whatasapp 93,5FM: 33 984313812
Whatasapp 97,7FM: (33) 9 9989-1977

© 2024 Foxmidia - Site desenvolvivo por Foxmidia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Home
  • Ouça a 93,5FM
  • Ouça a 97,7FM
  • Promoções

© 2024 Foxmidia - Site desenvolvivo por Foxmidia.